quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Arnaldo Jabor, uma caricatura lacerdista

Carlos Lacerda (1914-1977) foi porta voz de uma elite que não hesitou em derrubar muito sangue para manter-se no poder e impor sua visão de mundo ao Brasil. As conspirações e golpes executados durante a história republicana brasileira tiveram uma intensa colaboração daquele que ainda pranteado pelas redações do Partido da Imprensa.
O PI tenta até hoje ressuscitar o lacerdismo e, de tempos em tempos, dá asas a algum mercenário da pena para que faça a função de inquisidor da direita moralista.
A citadíssima frase de Marx - A História acontece primeiro como tragédia e depois como farsa - é aplicada em uma série de contextos. No entanto, aproxima-se da proclamação original quando há a tentativa de repetir fatos históricos forçando situações e comportamentos.
Arnaldo Jabor tinha 14 anos quando o lacerdismo cercava Getúlio e 24 quando Jango era derrubado.
Assim como seu "original" Jabor atuou na esquerda, mas mudou de lado. Além de muitos comentários preconceituosos contra homosexuais, negros, nordestinos, frases vazias e pensamentos rasos especializou-se em fazer pose de intelectual para uma direita autodeterminada moderna.
Não esconde seu ódio pelos movimentos populares atacando-os sempre que se destacam em alguma luta de projeção nacional.
Como arremedo lacerdista, apresenta-se nos editoriais dos jornalões repetindo o que dizem o Demo e os tucanos. Usa uma liguagem mais rasteira, mas o conteúdo é o mesmo - acabar com essa experiência política do povo brasileiro e evitar qualquer alternativa progressista a ela.
Jabor é uma caricatura de Lacerda. Uma caricatura incensada pela máquina ideológica mais violenta da sociedade e por isso deve ser combatido, ainda que sendo uma farsa.


2 comentários:

Marcio Blaues disse...

Obrigado pelos coments em meu blog.
Primeiro, nao sou tucano, nem DEM,nem qualquer outra coisa, na verdade creio que nao existe nenhum partido politico hj no Brasil que represente o que eu penso (estou muito feliz assim)
Escrevo contra o desgoverno, venha ele e esteja ele onde estiver, escrevo contra a intolerancia, contra a argumentaçao politica chula e pobre.
Tenho idéias politicas muito parecidas com o que vc escreve e outras radicalmente contra, e acho sinceramente que a graça da coisa é essa , vc poder ler, concordar e discordar.
A propósito, em seu comentário em meu blog vc escreveu sobre a privatizaçao do Metro???????? Nao entendi……seriam as parcerias públicas-privadas??? Que mal existe nisso???? mais….que mal existe nas privatizaçoes?????
Mais uma coisa, vc afirma em um comentario em meu blog que a ANAC teve seus diretores nomeados pelo PSDB, na verdade a ANAC foi criada no governo Lulla,e todos os seus diretores nomeados pelo PT, segue o link do decreto de criaçao da ANAC.

http://www.anac.gov.br/biblioteca/leis/lei11182.pdf

Continue comentando em meu blog…

Abs

Azuir Telefonia disse...

RETRATO DO ARNALDO JABOR

Este texto nos da alegria.
Pois desnuda o charlatão.
Mostra fundamento e sabedoria.
Denuncia a mediocridade e traição.
É Um maravilhoso alento.
Pra nossa terra e nossa gente.
Temos dignidade e sentimento.
E esse agente da midia é indecente.

Um Jornalista malfadado.
De espaço fácil em rádio e TV.
Esta comprometido e engajado.
De legitimar todo vender.
Defensor do Capitalismo.
Lobista da Privatização.
Destituido de Humanismo.
Indigno e Judas na sua nação.

Azuir Aposentado