domingo, 16 de agosto de 2009

Globo x Record: que apareçam as víceras

A guerra pela milionária audiência entre as empresas Globo e Record tem revelado, em horário nobre, o negócio lucrativo, privatizado e detentor de poder político que se tornou a concessão pública de telecomunicação no país.
Apesar de expor mutualmente as ilegalidades de ambos grupos, nem Globo e nem Record tocam no centro do problema: a necessidade de modificar as leis de concessão de teletransmissão brasileiras.
Não esclarecem as irregularidades cometidas diariamente, que vão de variados preconceitos na programação do desrespeito quanto à produção de conteúdo voltado aos interesses culturais e educativos dos brasileiros até manipulação de notícias.

Chumbo trocado

A Record mais uma vez tem exposta as manobras questionáveis de sua aquisição pela igreja Universal, dirigida pelo bispo Edir Macedo. A suspeita de uso de dinheiro dos fiéis para manutenção financeira da Record tem sido o ponto mais explorado pelo programas jornalísticos da Globo.

As empresas Globo tiveram publicizadas nesse domingo, 16/08, suas relações políticas com a ditadura militar, com o governo de São Paulo, a ilegal associação com o grupo estadunidense Time Life e sua tranquila apropriação de dinheiro e bens públicos sem interferência da justiça.
A Record divulgou ainda trechos do documentário Muito Além do Cidadão Kane (assista a versão completa), realizado pelo Chanel 4.

Conferência Nacional de Comunicação

Tudo isso acontece durante os esforços de diversos setores defensores do acesso público à informação para realizar a Conferência Nacional de Comunicação. Os grandes grupos de edição de notícias e entretenimento estão boicotando a iniciativa.
As empresas Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, principalmente, não querem democratizar a produção de informação e cultura no país.
Querem manter uma única versão dos fatos; a deles.

Esse momento deve ser aproveitado para apresentar a telecomunicação como um direito público, e não privado como fazem crer as emissoras de rádio e televisão.
Que apareçam as víceras!

Nenhum comentário: